VI SEMINÁRIO SOBRE IMIGRAÇÃO ITALIANA EM MINAS GERAIS

PROGRAMAÇÃO

14 a 18 de junho de 2016



A programação da VI edição do Seminário inicia com o Minicurso de Iniciação à Pesquisa Genealógica, ministrado por Stanley Savoretti de Souza, sócio efetivo do Colégio Brasileiro de Genealogia, da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia – ASBRAP e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.  O mini curso, que é aberto ao público em geral, acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de junho, de 19 às 21.30 horas.  As vagas são limitadas e o prazo para as inscrições é até o dia 10 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 (quinze reais).

Informações e inscrições pelo email: seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com

A programação do seminário continua na noite do dia 17 de junho, às 19 horas, com o lançamento do livro: “Uma historia quase verdadeira”, publicado no Brasil pela editora Martins Fontes. O autor, Emilio Franzina é professor de História Contemporânea da Universidade de Verona (Itália) e grande pesquisador da emigração italiana; ele estará vindo ao Brasil especialmente para o lançamento do livro, em Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte.

O romance narra, em forma de autobiografia, a história de um jovem, filho de imigrantes, nascido em São Paulo em 1892 e morto em circunstâncias singulares no front italiano em outubro de 1918. Através de suas cartas (pertencentes, na verdade, a Américo Orlando, um soldado italiano de São Paulo que também morreu na 1ª Guerra Mundial, na Itália) o autor elabora um quadro sugestivo daquela que poderia ter sido a experiência de guerra de um imigrante, e traça o perfil fascinante da São Paulo italiana no início do século XX.

Na noite do lançamento do livro, após a palestra do autor, haverá a sessão de autógrafos.

O dia 18, sábado, será inteiramente dedicado à apresentação de trabalhos e ao debate. Após a abertura oficial e às saudações dos representantes das entidades e instituições promotoras - e demais parceiros do evento – terá início a sessão dedicada a mesas redondas e palestras, ministradas por convidados italianos e brasileiros, de diversas áreas.

Na sessão da manhã será abordado o tema das migrações históricas comparadas com as dinâmicas migratórias de hoje, contextualizando causas históricas e econômicas, bem como implicações culturais e humanas que afetam hoje todos os países e os continentes, impondo novos desafios para governos, cidadãos e para a sociedade como um todo. Outras questões em pauta serão: o perfil dos novos imigrantes italianos, e dos novos italianos, aqueles que obtiveram recentemente a cidadania italiana, assumindo uma nova identidade nacional; as questões inerentes à legislação e propostas de leis que regulamentam a obtenção da cidadania, naturalização e o exercício de deveres e de direitos políticos por parte dos imigrados, no Brasil e na Itália.

Na sessão da tarde teremos a apresentação de algumas pesquisas mais recentes já concluídas e outras ainda em andamento, que abordam a participação dos imigrantes italianos no desenvolvimento de Minas Gerais, nos âmbitos mais diversos, tais como arquitetura, indústria, administração, agricultura, etc.

No encerramento será divulgada a lista de cidades do interior de Minas que, respondendo à chamada das entidades promotoras, se candidataram para sediar a próxima edição do seminário a ser realizada em 2017.