Autor lança o livro Passaggeri di un Sogno – O vapor Montevideo em BH


Será lançado no dia 12 de agosto, às 19 horas, o livro “Passaggeri di un Sogno – O vapor Montevideo" – Imigração Italiana em Minas Gerais de autoria de Stanley Savoretti de Souza - um entusiasta de pesquisas genealógicas e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas, no Museu Mineiro, Av. João Pinheiro 342, Bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

Baseando em dados obtidos em fontes primárias, o autor resgata a memória e a origem de diversas famílias que, partindo de Gênova, vieram para o Brasil em 1896, a bordo do vapor Montevideo que vem ratificar a importância da genealogia como o estudo de grupos familiares em seu contexto histórico e geográfico.

Stanley Savoretti de Souza descreve como os migrantes eram arregimentados no país de origem, as condições da viagem marítima, a passagem pela Hospedaria da Ilha das Flores, no Rio de Janeiro, até chegarem a Hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora. Naquela época, a cidade era centro importante região cafeeira em Minas Gerais, onde a mão de obra da maioria dos italianos foi usada nas lavouras, em substituição ao trabalho escravo. Alguns passageiros do Montevideo acabaram transferindo-se para outros estados brasileiros. Em comum, essa brava gente tinha o sonho de “fazer a América”.