Confira a programação da XVIII Semana da Língua Italiana que está acontecendo em Belo Horizonte



 L’italiano e la rete, le reti per l’italiano”. Este é o tema escolhido pelo Ministério italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional para a XVIII Edição da Semana da Língua Italiana que acontecerá no mês de outubro 2018. Um tema complexo e com muitas interpretações e evoluções. O que significa hoje informar-se, ler e formar um pensamento crítico? As novas tecnologias nos permitem veicular milhares de informações a um público vastíssimo e em tempos recorde. Mas o que fica desta comunicação na nossa vida? E é nessa comunicação rápida e apressada, e muitas vezes imprecisa, que frequentemente perde-se o verdadeiro significado das palavras. A Semana da Língua Italiana é um projeto que evidencia a importância das palavras, fazendo-nos lembrar o quanto a língua italiana (a quinta mais estudada no mundo) é, ainda hoje, um veículo muito útil de transmissão de ideias e de instauração das relações.

Programação
  Abertura da Semana da Língua Italiana em BH
Terça-feira, 16/10, às 09h
 9h – Abertura
9h20 – Palestra “Dialetos Italianos na Web” com Evandro Paradela
10h – Apresentação dos projetos dos alunos da Fundação Torino sobre a “influência da tecnologia no ensino e desenvolvimento do idioma italiano” com prof. Umberto Casarotti, Diretor da Fundação Torino, e prof. Riccardo Cassoli
10h30 – Leitura dramática do texto “Mandragola” sob orientação da prof.ª Anna Palma (UFMG)
 A Abertura da XVIII Semana da Língua Italiana no Mundo contará com a presença do cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, da diretora da Faculdade de Letras da UFGM, prof.ª Graciela Ines Ravetti de Gómez e de renomados professores da Faculdades de Letras da UFMG trazendo suas experiências e bagagem em anos de estudos da língua italiana, além dos alunos e professores da Fundação Torino, única escola em Minas Gerais de educação bilíngue em italiano e português.

Data: 16/10/2018
Hora: 9h  - Local: UFMG – Faculdades de Letras – Campus Pampulha, 
Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte.
 Taranta d’Amore de Ambrogio Sparagna e Orchestra Popolare Italiana
Terça-feira, 16/10, às 20h30
 Taranta d’Amore é uma grande festa-show dedicada ao rico repertório de serenatas e bailes da tradição popular italiana: “gighesaltarelli, ballarelle, pizziche, tammurriate” e principalmente as tarantelas, a dança matriz de tantas tradições musicais das nossas regiões, com  o músico Ambrogio Sparagna, acompanhado pels músicos da Orquestra Popular Italiana. 
Data: 16/10/2018 - Hora: 20h30 - Local: Teatro Minas Tênis

 Apresentação de Projetos dos alunos da Fundação Torino
Sexta-feira, 19/10
A Fundação Torino, única escola em Minas Gerais de educação bilíngue em italiano e português - modelo de referência em todo o mundo na educação de crianças e jovens. Os alunos de várias séries apresentarão seus projetos de acordo com o tema: “L’influenza della tecnologia nello studio e lo sviluppo della lingua italiana” (A influência da tecnologia no estudo e desenvolvimento da língua italiana)..
Data: 19/10/2018
Local: Fundação Torino – Rua Djalma Andrade, 1.300 - Belvedere

“Due chiacchiere in italiano” – Conversação em italiano para entusiastas do idioma
Sábado, 20/10, às 19h
 A pizzaria Pizza a Pezzi abre seu espaço para uma noite de alegria e conversas ao redor da mesa. Saboreando as deliciosas pizzas, todos estão convidados a “chiacchierare” em italiano.
Horério: 19h
R. Pernambuco, 1095 - Funcionários, Belo Horizonte 
 O Italiano de Galileu Galilei, com o prof. Piergiorgio Odifreddi
Segunda-feira, 22/10
 O matemático Piergiorgio Odifreddi, um dos divulgadores científicos na Itália e no mundo palestra sobre o pai da ciência moderna, Galileu Galilei, em uma ótica inédita: a de um escritor, “o maior escritor da literatura italiana de todos os séculos”, como o definiu Italo Calvino.
Data:22/10/2018
Local: Fundação Torino – Rua Djalma Andrade, 1.300 - Belvedere


Arte e Matemática, com o prof. Piergiorgio Odifreddi
Segunda-feira, 22/10, às 19h00
 Come pode a matemática influenciar a nossa vida quotidiana? Piergiorgio Odifreddi, matemático, lógico e ensaísta italiano, explora algumas das mais notáveis aplicações matemáticas em uma ampla gama de setores do conhecimento, mostrando como a matemática virou um fator-chave para inumeráveis disciplinas, bem além do âmbito das ciências naturais e da engenharia. Um novo elo para se compreender as ligações entre a ciência dos números, as outras formas de cultura e a realidade do mundo que nos circunda.
Hora: 19h00
Local: Palácio das Artes - Sala Juvenal Dias

“Parlare Italiano”
Terça-feira, 23/10, às 19h
O  Othon Palace será o palco para um encontro para quem gosta da língua italiana. Professores e italianos nativos estarão ali para ajudar as pessoas a desenvolver e conhecer melhor esse idioma tão amado pela população brasileira.
 Hora: 19h
Local: Hotel Othon Palace - 
Av. Afonso Pena, 1050 - Centro, Belo Horizonte


Imigrantes italianos: empreendedorismo empresarial, social e cultural no Brasil, com o prof. Emilio Franzina
Quinta-feira, 25/10, às 19h30
 O professor italiano, Emilio Franzina, especializado na temática da imigração italiana no Brasil, estará em Belo Horizonte para apresentar um novo aspecto da imigração italiana na vida brasileira. Franzina é um dos maiores estudiosos da emigração italiana no mundo. Atua com História Social e Cultural dos séculos XIX e XX.
Local: Casa Fiat de Cultura - Praça da Liberdade, 10 - Funcionários, Belo Horizonte
Evento aberto ao público, sujeito a lotação, com tradução simultânea
 Letras Debate: a tradução oral e escrita
Sáado, 27/10, às 10h
 A Prof.ª Patrizia Bastianetto é doutora em tradução pela USP encerra a Semana da Língua Italiana no Mundo serão evidenciadas as diferenças existentes entre tradução oral e escrita e sua aplicabilidade. Excelente oportunidade para quem quer ingressar no mercado de tradução e também para aqueles já afirmados que se interessam em rever alguns conceitos.
Local: UFMG – Faculdades de Letras – Campus Pampulha, Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte. Auditório 2007