Abertas as inscrições para o VII Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais

Estão abertas as inscrições para o VII Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais que acontece no dia 03 de junho, sábado, de 9. às 17h, na Casa Fiat de Cultura, Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O evento será gratuito, aberto ao público em geral.

O Seminário vai contar a participação do historiador italiano Emilio Franzina, considerado um dos grandes nomes na história da emigração italiana no Brasil e América Latina, que proferirá palestra sobre tema, além de lançar o seu livro “Entre duas Pátrias: A História dos combatentes Ítalo-Brasileiros na Primeira Guerra Mundial”.

Dando continuidade aos trabalhos, o professor Pier Francesco de Maria da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e pesquisador do Observatório das Migrações São Paulo vai proferir palestra sobre o tema “Nova Migração Italiana para o Brasil: a Realidade do Censo e os Dados do Projeto “Nuovi Arrivati”“.

Para encerrar as atividades, o pesquisador e genealogista Stanley Savoretti de Souza proferirá palestra com o tema “ Genealogia como Instrumento para o Estudo da Imigração Italiana”.

Participarão ainda do Seminário alguns dos descendentes de imigrantes italianos de São João Del Rei que compõem a Associação Colônia Viva para apresentar o “Roteiro Turístico Rural em São João Del Rei”, com o objetivo de divulgar a cultura e a
gastronomia local.

O Seminário é o promovido pela  Ponte entre Culturas   e Comites –MG - Comitato degli Italiani all’Estero de Minas Gerais  e patrocínio da Acibra - Associação de Cultura Ítalo Brasileira de Minas Gerais e Consulado da Itália em Belo Horizonte e apoio da Casa Fiat de Cultura.

Os interessados em participar deverão fazer as inscrições através do e-mail: seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com