Bloco L’Italia Mascherata anima o carnaval em Belo Horizonte


O bloco L'Italia Mascherata, inspirado no carnaval de máscaras de Veneza, se apresenta no dia 19 de fevereiro, a partir das 9 horas da manhã, na Praça Arquiteto Ney Werneck, bairro Belvedere, em Belo Horizonte.

O Bloco vai homenagear e reviver o carnaval italiano e, segundo os organizadores, pretende reunir um grande número de foliões e ítalos descendentes que vivem na cidade. A comissão responsável pede ainda que, os participantes usem máscaras. A apresentação musical terá a participação dos artistas Paola Giannini, João di Souza e Sonia Gargiulo. A dança fica por conta do já tradicional Gruppo Folkloristico La Serenissima de Belo Horizonte.

No final do século XIX mais de três mil italianos chegaram ao Brasil pelos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória. Em Minas Gerais, muitos se dirigiram às colônias imperiais e fazendas mineiras. Foram esses imigrantes cujos antepassados contribuíram para a gastronomia, religiosidade, língua portuguesa, obras artísticas, comércio, indústria, comunidade ítalo descendente e na construção arquitetônica de Belo Horizonte. A imigração italiana permanece fortemente presente na vida da cidade: 1/3 da população é ou descende de italianos.

Na Itália, o Carnaval de Veneza surgiu no século XVI e tem duração de 10 dias. Durante as noites são realizados bailes e as companhias conhecidas como compagnie della calza realizam desfiles pela cidade. Entre as mais conhecidas estão Os Antigos e Os Ardentes.

Os trajes mais usados são característicos do século XVIII e, são comuns, as maschera nobile, ou seja, máscaras nobres, caretas brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas.

Programação e Ensaios


De acordo com a programação, os músicos abrirão o bloco cantando um pouco, em seguida o Grupo La Serenissima fará uma apresentação. Às 10 horas, será iniciado o cortejo, os músicos cantando e no meio do trajeto, o grupo irá dançar a famosa Tarantella Napolitana com os músicos cantando a música ao vivo até a praça da concentração do carnaval.

Os ensaios têm ocorrido todas as terças, no Estúdio Sonarte. Foi programado um ensaio aberto no dia 12 de fevereiro no Villa Albertine, localizado na Rua Cristal, 137, no bairro  Santa Teresa. O L'Italia Mascherata se apresentará 10h30, no evento.

Os artistas envolvidos estão animados com o primeiro bloco italiano L'Italia Mascherata, em Belo Horizonte, cuja concentração do bloco começa e termina na praça Ney Werneck.   A expectativa de público é de mais de 3 mil pessoas

bloco italiano L'Italia Mascherata