1ª Festa Italiana de Ouro Preto


Com o apoio do Comitê da Emigração Italiana - Comites será realizado na cidade de Ouro Preto, no dia 28 de agosto, a partir das 10 horas, 1ª Festa Italiana de Ouro Preto que tem entre os seus objetivos, resgatar a história das famílias italianas que chegaram à cidade no fim do Século XIX e início do Século XX, e de sua trajetória até o presente. 

A Festa, que acontecerá na Rua São José, recebeu a adesão e participação do comércio naquela região. De forma espontânea, os restaurantes decidiram colocar suas mesas na calçada da rua que será fechada, dando um tom mais italiano e acrescentando um diferencial ao cenário colonial de Ouro Preto.

Na  programação que vai até 20 horas está  planejado a realização de palestras e mesa redonda com convidados da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, a consul da Itália em Belo Horizonte - Aurora Russi, a presidente do Comites/MG - Silvana Sica, a conselheira do CGIE - Silvia Alciati, a psicanalista Bernadette Biaggi e a psicóloga Juliane Mena, como também, um representante das famílias italianas de Ouro Preto.

 No programa consta ainda uma exposição coletiva de artes plásticas, joalheria artesanal em prata, cerâmicas, livros (sebo de rua), e pequenos objetos, além da exibição de vídeos oferecendo uma visão cultural e turística da Itália.