Dia 02 de junho - Itália comemora o Dia da República

O dia da República Italiana é comemorado em 02 de junho, dia em que se festeja o nascimento da República. Nos dias 2 e 3 de junho de 1946 realizou-se, de fato, o referendo institucional realizado sob o sufrágio universal, onde os italianos foram chamados às urnas para expressar suas opiniões sobre qual a forma de governo, monarquia ou república, gostariam de adotar no país, após a queda do fascismo. Após 85 anos de reinado, com 12.718.641 votos contra 10.718.502, à Itália tornou-se uma República e os monarcas da Casa de Savóia foram depostos e exilados.

Em junho de 1948, pela primeira vez na “Via dei Fori Imperiali” de Roma organizou-se uma parada militar em honra da República. Em 1950 o desfile foi apresentado pela primeira vez no protocolo de comemorações oficiais.

Atualmente conta do cerimonial a colocação de uma coroa de flores no túmulo do Soldado Desconhecido no Altar da Nação, seguida de um desfile militar na presença dos mais altos cargos do Estado.

Palestra Rotary


Para celebrar a data em Belo Horizonte, o Rotary Clube de Belo Horizonte, através de seu Presidente, Aluisio Teixeira Garcia convidou a professora da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do Conselho Executivo do Comites – Comitê da Emigração Italiana de Minas Gerais, Marisa Barbato para uma palestra sobre o "Dia da República Itália”.

Durante a palestra, Marisa Barbato além de falar sobre o Dia da República, abordou ainda vários temas importantes como imigração, o problema atual da imigração, a cidadania e seu aspecto inclusivo e excludente, o direito de sufrágio universal de voto, como também sobre as boas relações entre Brasil e Itália.