Seminário debate a imigração italiana em Minas


Na semana de 14 a 18 de junho, o Comitato degli Italiani all’Estero de Minas Gerais (Comites MG), a Associação Ponte entre Culturas e o Consulado da Itália em Belo Horizonte promovem a VI edição do Seminário sobre Imigração Italiana em Minas Gerais. O evento é aberto ao público e acontece no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) com o apoio da Fundação Municipal de Cultura. 

O objetivo do seminário, que se encontra na sexta edição, é fomentar o debate acerca de pesquisas relativas à vinda e a permanência dos imigrantes italianos no estado de Minas Gerais, além de abordar temas inerentes às migrações na contemporaneidade. O evento será a reunião de italianos, ítalo-descendentes e brasileiros, interessados em apresentar, conhecer e discutir a produção de conhecimentos gestados dentro e fora dos círculos acadêmicos e que foquem a contribuição dos imigrantes italianos na constituição cultural, socioeconômica e política de Minas Gerais.

A primeira edição do Seminário sobre Imigração Italiana em Minas Gerais aconteceu em 2005 na mesma sede, ou seja, no Museu Histórico Abílio Barreto. Em seguida, o evento teve freqüência anual sendo realizado em Barbacena (2006), Juiz de Fora (2007) e São João del-Rei (2008). Em 2009, voltou para Belo Horizonte, na Escola de Arquitetura da UFMG, com uma programação intensa e variada que durou uma semana e mobilizou um grande número de pessoas, palestrantes e público, dos dois países. As palestras foram transmitidas ao vivo, em streaming, recebendo mais de 2000 visitas, das quais 910 por visitantes únicos.

Após um longo intervalo de sete anos, o seminário pretende retomar o projeto que já reuniu milhares de pessoas, mobilizando comunidades e famílias de origem italiana de todas as regiões do estado, promovendo a redescoberta e valorização de suas raízes culturais e históricas. O objetivo é continuar divulgando novas pesquisas sobre o tema e alimentando o banco de dados da Revista Virtual da Imigração Italiana que se encontra disponível para consulta no endereço: www.ponteentreculturas.com.br/revista

PATROCÍNIO  

Consulado da Itália em Belo Horizonte


REALIZAÇÃO

Comitato degli Italiani all’Estero - COMITES MG 
Ponte entre Culturas MG

APOIO

Museu Histórico Abílio Barreto
Fundação Municipal de Cultura – Prefeitura de Belo Horizonte
Associação de Cultura Ítalo brasileira de MG - Acibra MG
ACMinas /Internacionaliza BH
O Sentido do Gosto
Pizzeria Domenico
Hotel Savassi
Aethra Group 


INFORMAÇÕES, INSCRIÇÕES E ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Tel. e whatsapp: (31) 9 96800109


Acompanhe a programação e as novidades na página do evento:



Mais notícias sobre comunidade italiana em Minas Gerais: