Comitês/MG realiza sua Primeira Cantata Italiana de Natal de Minas

Mais de cem vozes para celebrar o Natal, emocionar o público e despertar o espírito de paz, esperança, solidariedade e harmonia. Estes são alguns dos objetivos de Guilherme Bragança  e Cleude William  maestros responsáveis para reger o Coral e Orquestra  da Primeira Cantata de Natal Italiana de Minas Gerais promovida pelo Comites de Minas que acontecerá após missa de Natal na Igreja do Carmo, em Belo Horizonte, no dia 16 de dezembro de 2015, a partir das 20 horas.

Tu scendi dalle stelle uma das mais tradicionais canções de natalinas italianas e um série de composições originais de São Ligorio - religioso napolitano que se destacou por seus dons artísticos para a poesia, música, arquitetura e artes plásticas. Compôs poemas e canções, sendo o cântico de Natal, o mais popular da Itália de sua autoria.

O maestro Guilherme Bragança , mestre em Música pela Universidade Federal de Minas e especializações em diversas universidades estrangeiras participou recentemente de uma turnê na Europa, com apresentações em várias capitais, entre elas: Londres, Amsterdam e em cidades Polônia, Alemanha, Portugal e Rússia. Além disso, o grupo está em processo de gravação de um segundo CD a ser lançado no início de 2016.

Segundo a Presidente do Comites de Minas Gerais, Silvana Sica, a realização da tradicional da Primeira Cantata de Natal Italiana de Minas é uma inovação, seja pela fidelidade às canções natalinas originariamente italianas, como também, pelo grande número de pessoas e instituições envolvidas, como por exemplo, representantes de várias instituições governamentais e não governamentais. “O resultado final será um marco para a cidade de Belo Horizonte, levando em consideração o compromisso dos cantores e regência que, a partir agora conta com mais um maestro e mais vozes Todos comprometidos  em fazer o melhor e com que existe de mais tradicional em termos de cânticos italianos”, ratifica.


As autoridades, os representantes das diversas comunidades e participantes da Primeira Cantata de Natal do Comitê de Imigração Italiana vão poder assistir também uma apresentação especial da Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte com a participação de 120 músicos preparados exclusivamente para a data.