Comitê da Emigração Italiana quer conhecer os ítalos-descendentes de Minas



O Comitê da Emigração Italiana – Seção Minas Gerais quer conhecer os ítalo-descendentes do Estado. Este é um dos objetivos do Comitê, que é também um dos órgãos que representam as exigências dos cidadãos italianos no exterior nas relações com as representações diplomático-consulares.

Para conhecer os ítalo-descendentes de Minas, o Comitê através do portal www.comitesmg.org.br quer estabelecer uma via de mão dupla entre este público e o próprio órgão na tentativa de identificar, mapear quantos, quem são, a localização, a descendência por  região. Enfim, um levantamento inédito em Minas e Brasil.

Os Comitês podem representar também as instâncias da coletividade italiana residente na circunscrição consular, junto às autoridades e instituições locais. Estes órgãos podem ainda contribuir para a identificação das exigências de desenvolvimento social, cultural e civil da sua comunidade.


Cada circunscrição consular possui um Comitês. No Brasil, existem sete circunscrições: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Os Comitês são formados por 12 membros - para as coletividades até 100 mil cidadãos italianos residentes na circunscrição, que permanecem no cargo por cinco anos e não recebem remuneração para suas atividades.

Função do Comitê


As principais funções dos Comitês são a manutenção dos laços culturais com a Itália, como também é responsável pelo intercâmbio de informações entre o Consulado e o Governo Italiano sobre as necessidades da comunidade e dar pareceres sobre projetos em favor dos cidadãos italianos que residam fora do país. Em parceria com a autoridade Consular e as entidades, Associações e Comitês atuantes na circunscrição, o Comitê é responsável pela promoção de iniciativas de assuntos ligados a vida social, cultural, assistência social e outras demandas da comunidade italiana. Além disso, é responsável por suas ações que favoreçam a cooperação com a autoridade consular cuidando dos direitos e interesses dos cidadãos emigrados, além de contribuir para o estreitamento das relações Brasil-Itália

Cadastre-se aqui




Informações Imprensa: fones: 3317-7704 e 99978-7636